Saiba como vender perfumes: tenha uma renda extra

Quantas pessoas você conhece que possuem mais de um perfume? Imagino que muitas! Ele revive memórias, aumenta a confiança e algumas fragrâncias são até afrodisíacas. Apesar de você estar convencido de que essa é uma boa oportunidade, você sabe como vender perfumes?

Neste artigo vamos mostrar 5 dicas fundamentais para você aprender a como vender perfumes, incluindo um script de vendas. Não perca!

1. Conheça os seus produtos

Você não precisa ser uma expert em Perfumaria, mas conhecer o que você está vendendo aumenta a sua credibilidade e segurança no momento da venda. Use o seu conhecimento para tirar as dúvidas dos clientes e para valorizar os seus produtos.

Por isso, vamos mostrar o básico sobre o assunto e falar sobre Famílias Olfativas. Você já ouviu falar sobre isso? Esse tópico é muito importante e vai te ajudar a saber como vender perfumes.

Famílias Olfativas são classificadas de acordo com os ingredientes (chamadas de notas olfativas) da fragrância. Elas se dividem em famílias e subfamílias, sendo as principais:

Cítricas

São muito populares e possuem uma fragrância suave e refrescante. Fazem parte dessa classificação a bergamota, a laranja, a tangerina, o limão e frutas cítricas em geral.

Frescas

Muito usado na perfumaria masculina, são baseados em folhas como o orvalho, a lavanda e o alecrim. Possui uma característica mais refrescante e revigorante.

Frutais

As fragrâncias são baseadas nas frutas adocicadas e são muito presentes em perfumes femininos. Elas causam uma sensação de alegria e leveza e remetem ao aroma de frutas vermelhas, pêssego, maçã, entre outras.

Florais

O floral é a família olfativa mais popular, especialmente para o público feminino, transmite romance, delicadeza e feminilidade. Alguns exemplos são o jasmim, o lírio, as rosas e as gardênias.

Orientais

Os perfumes orientais são mais fortes, sensuais e marcantes. São baseados em especiarias orientais e notas mais quentes como a baunilha e o âmbar e possuem alta fixação na pele.

Amadeiradas

Perfumes amadeirados são marcantes e muito usados à noite e são muito usados na perfumaria masculina.

Esse conhecimento permite que você saiba quais são os perfumes mais indicados para os seus clientes, de acordo com a sua personalidade e o seu gosto pessoal, facilitando as vendas.

2. Seja uma revendedora

Sendo revendedora você tem acesso a uma rede de suporte, treinamentos e materiais de marketing para divulgar os seus produtos. Além disso, você tem a oportunidade de realizar as vendas de forma direta ou por uma loja virtual, aumentando as suas chances de negócio.

Avise aos seus familiares e amigos para que eles conheçam o seu trabalho e adquira um mostruário para exibir os seus perfumes e ande sempre com ele, pois uma venda pode aparecer em qualquer lugar!

3. Tenha uma presença online

Não dá para negar o poder das redes sociais hoje em dia. Crie um perfil corporativo e poste regularmente fotos com a descrição dos seus produtos, faça conteúdos relevantes para o seu público-alvo e, se possível, realize sorteios para alavancar o número de seguidores.

4. Aproveite as datas comemorativas

Saiba como vender perfumes de maneira eficiente

Imagem: Site de Beleza e Moda.

O perfume é um dos presentes mais lembrados em datas especiais como Natal, Dia das Mães, Dia dos Namorados e Dia dos Pais, por isso, se prepare para aumentar suas vendas nesses períodos e para conquistar novos clientes! Mas como vender perfumes em datas comemorativas?

Como revendedora, aproveite os materiais de marketing disponibilizados pela empresa para avisar aos seus clientes sobre as promoções e kits especiais do período. Faça um pequeno estoque para pronta entrega, pois algumas pessoas não gostam de esperar pelo produto ou deixam a compra dos presentes para a última hora.

Por último, não deixe de fazer um pós-venda e entre em contato com o cliente para perguntar se ela gostou do produto ou quer fazer alguma sugestão com relação ao seu atendimento.

5. Tenha um script de vendas

Trabalhar com vendas não é fácil, por isso, quanto mais familiarizada com o assunto você estiver, melhor. Além de conhecer os seus produtos, leia sobre técnicas de vendas e persuasão para criar a melhor abordagem para os seus clientes.

Algumas dicas para ter sucesso nas vendas são:

  • cuide da sua imagem e fique atenta à sua postura, roupa e cabelo;
  • seja uma consultora e não uma vendedora, por isso, busque o melhor para o cliente sempre;
  • inicie a abordagem quebrando o gelo, com simpatia e educação;
  • pergunte qual tipo de perfume a pessoa gosta e apresente 3 ou 4 fragrâncias da mesma família olfativa;
  • fale com confiança e mostre os benefícios do produto, como a sua fixação e a sua qualidade.

Saiba como vender perfumes

O segmento de Perfumaria está crescendo e ele é uma ótima oportunidade para incrementar a sua renda! Agora que você já sabe como vender perfumes, conta para a gente nos comentários qual é a sua dica para conquistar os clientes!

3 thoughts on “Saiba como vender perfumes: tenha uma renda extra

  1. Zezinha Moraes

    Acho top 10 essas dicas…

  2. Zezinha Moraes

    Obrigada pelas dicas…. Sucessos garantidos

  3. Edna Castro

    Amei as dicas sobre as famílias olfativas. Serão muito úteis de agora em diante. Obrigada!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>