Coenzima Q10: antioxidante que auxilia na prevenção de doenças e retarda o envelhecimento celular

Você já ouviu falar da Coenzima Q10? Essa vitamina, que também é conhecida como Ubiquinona, está ficando cada vez mais conhecida por seus benefícios para a manutenção de um organismo saudável e para a beleza. Até os 30 anos de idade ela é produzida naturalmente pelo organismo e em quantidade suficiente, mas após essa média de idade sua produção entra em declínio e uma suplementação se torna necessária; ela também pode ser encontrada em alguns alimentos, mas em quantidades baixas e, muitas vezes, insuficientes.

Por ser um grande aliado para o corpo, vamos explicar o que é a Coenzima Q10, quais são os seus benefícios e como ele deve ser incluído na sua alimentação. Continue lendo e descubra!

O que é a Coenzima Q10?

A Coenzima Q10 (COQ10) é um nutriente produzido pelo nosso organismo, sendo responsável pela produção de energia pelas mitocôndrias celulares [organela citoplasmática membranosa, cuja principal função é a geração de energia através da síntese do trifosfato de adenosina (ATP)] e pela reconstrução das células. Ele está presente em todo o corpo, em todas células, mas, devemos especialmente lembrar das células dos órgãos vitais, como o coração, cérebro, fígado e rins.

A partir dos 30 anos o seu nível de produção começa a cair, sendo recomendada a reposição por meio da alimentação e suplementação, pois uma carência de Coenzima Q10 apresenta como principais sintomas o envelhecimento precoce, a fadiga e a fraqueza muscular.

Quais são os seus benefícios?

coenzima Q10

Devido ao seu poder de reconstruir células, os principais benefícios da Coenzima Q10 estão relacionados com o seu efeito de potente antioxidante. Ela apresenta vários benefícios para a saúde em geral, como:

Combate a insuficiência cardíaca

A COQ10 evita distúrbios cardiovasculares como a hipertensão arterial e é indicada para manter a frequência cardíaca em níveis saudáveis.

Reduz o colesterol

Existem dois tipo de colesterol: o HDL e o LDL. O HDL, que significa lipoproteína de alta densidade (High Density Lipoprotein), é chamado de colesterol bom por levar o colesterol ruim do corpo e levá-lo para o fígado, onde será eliminado. O LDL, lipoproteína de baixa densidade (Low Density Lipoprotein), é conhecido como colesterol ruim por acumular gorduras nas paredes das artérias e diminuir o fluxo de sangue.

A Coenzima Q10 é rica em vitamina C, que é um forte antioxidante. Por isso, ela é capaz de proteger o coração por diminuir os níveis do colesterol ruim e aumentar as taxas do colesterol bom.

Auxilia a fortalecer o sistema imunológico

A COQ10 auxilia na estimulação do sistema imunológico, aumentando a produção de anticorpos. Com isso, o corpo ganha mais resistência a gripes, resfriados e infecções. Além disso, ela é capaz de neutralizar os radicais livres por ser uma fonte de vitamina C, por isso, consegue ajudar no aumento da proteção do sistema imunológico.

Aumenta performance física

Atletas e praticantes de atividades físicas podem melhorar os seus treinos com a Coenzima Q10 devido a sua produção de energia. Ela também é muito importante para a recuperação dos músculos no combate a dor e a fadiga muscular.

Previne doenças

Por ser rica em vitamina C e E, ela atua na proteção das mitocôndrias das células. Por isso, é utilizada na prevenção de doenças degenerativas, como o Alzheimer e Parkinson. Além disso, também é utilizada para o tratamento de pacientes com fibromialgia.

Contribui para retardar o envelhecimento da pele

Produtos de beleza que contém a Coenzima Q10 estão se tornando cada vez mais populares. Mais uma vez a sua função antioxidante traz benefícios. Ela atua na eliminação dos radicais livres, que são os grandes responsáveis pelo envelhecimento precoce e por danificar as células.

Dessa forma, ela evita o surgimento de rugas, linhas de expressão e manchas. Os cabelos também ficam mais bonitos devido a esse nutriente. Os fios ficam mais sedosos, hidratados e brilhantes.

Auxilia na perda de peso

A Coenzima Q10 tem um importante papel no metabolismo, onde ocorre a queima de gordura. Por isso, manter o nível adequado desse nutriente auxilia na perda de peso. Além disso, a produção de energia para as células contribui para dar mais disposição para a prática de exercícios físicos.

Vale ressaltar que a COQ10 não atua diretamente no emagrecimento, mas contribui de forma secundária. Adotar uma dieta saudável e fazer atividade física com regularidade são essenciais para a perda de peso.

Segundo estudos realizados pelo Journal of the international Society of Sports Nutrition, que também foram citados na Revista Brasileira de Nutrição Funcional, “Existem, ainda, estudos que demonstram que a CoQ10 pode beneficiar, o sistema imunológico, a oxigenação celular e o poder antioxidante no combate aos radicais livres. Em praticantes de atividades físicas foi demonstrada melhora da performance dos treinos, pois acredita-se que, quando há maior presença de coenzima Q10 na mitocôndria, há uma melhora potencial do processo de fosforilação oxidativa, o que faz com que haja maior capacidade muscular em prolongar o desempenho durante o exercício.”

Como tomar a COQ10?

A reposição da Coenzima Q10 pode ser feita através da alimentação rica nesse composto ou através da ingestão de suplementos alimentares na forma de cápsulas. Os alimentos que contém esse nutriente são aqueles que também são fontes de ômega 3, como o frango, a carne bovina e suína, a sardinha, o espinafre e o brócolis, entre outros.

Ter uma alimentação balanceada e rica em COQ10 é muito importante para a saúde, mas apenas 10% do nutriente consegue ser absorvido pelo organismo. Logo, a suplementação em cápsulas é aconselhada.

É importante informar que a Coenzima Q10 deve estar dissolvida em meio oleoso para ser melhor absorvida e, consequentemente, melhor “aproveitada” pelo nosso organismo, por isso, a adição de óleos vegetais de origem não transgênicos nos suplementos é uma excelente opção de consumo com garantia do benefício proposto.

Um carro sem combustível não sai do lugar. Da mesma maneira, o nosso corpo precisa de energia para realizar as suas funções. Por isso a Coenzima Q10 é tão importante para o organismo. A diminuição da sua produção é normal com o passar dos anos, sendo necessário o uso de suplementos para a manutenção da saúde e do seu bem-estar.

Você sabia que a Coenzima Q10 possuía tantos benefícios? Compartilhe nas redes sociais para que mais pessoas conheçam esse poderoso nutriente!

One thought on “Coenzima Q10: antioxidante que auxilia na prevenção de doenças e retarda o envelhecimento celular

  1. ADRIANA ROCHA SILVA

    Minha tia sentia dormencia nas mãos por causa do colesterol alto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>