Outubro Rosa: cuidados que vão além da saúde!

Novos casos de câncer de mama são descobertos diariamente no Brasil, sendo que no ano passado 99% dos quase 58 mil novos diagnósticos foram positivos para a doença. Durante o mês outubro, o movimento internacional “Outubro Rosa” destaca a prevenção dessa doença.

E foi pensando em você, Consultora, e em todas as mulheres que fazem ou não parte da Racco, que nós separamos algumas informações e dicas que não podem ser esquecidas. Elas vão te ajudar a elevar o poder da prevenção e dos cuidados com si mesma, desde seu corpo, até sua saúde e sua mente! 

Fique atenta!

A primeira coisa que pensamos quando se fala sobre os sintomas do câncer de mama são os nódulos, que podem ser encontrados no autoexame ou na mamografia. No entanto, esse não é o único sinal da doença. O nódulo é sintoma inicial do câncer de mama e permite o diagnóstico em uma fase curável, enquanto os outros sintomas indicam um estágio mais avançado, por isso, fazer exame anualmente é fundamental para a prevenção.

Confira a lista de sinais que não podem ser ignorados:

  • Formato e tamanho da mama

O tecido mamário é afetado pelo tumor que produz uma deformidade nos tecidos que estão ligados a ele, fazendo com que a mama aumente devido ao inchaço ou diminua pela retração do tecido. Em alguns casos pode existir um afundamento de uma parte da mama logo em acima do tumor.

  • Aspecto de casca de laranja

O principal sintoma do câncer de mama inflamatório é quando a pele fica semelhante a uma casca de laranja. Esse subtipo do câncer de mama obstrui os vasos da pele e normalmente é acompanhado de inchaço e vermelhidão.

  • Pele vermelha, quente ou dor

 Normalmente, durante o período menstrual, os seios podem doer, mas se a dor for persistente e acompanhada de vermelhidão e sensação de calor pode indicar um processo inflamatório causado nos gânglios linfáticos regionais.

  • Feridas ou crostas no mamilo

 As feridas ou crostas nos mamilos podem apontar para lesões superficiais do câncer de mama.

  • Coceira na mama ou no mamilo

A coceira frequente na mama ou no mamilo indicam que o câncer de mama não atingiu um grau de penetração grave nos tecidos mamários e se manifesta dessa forma.

  • Mamilo invertido

Quando surge um tumor retroareolar, ou seja, atrás da aréola, o mamilo fica invertido. Assim como em qualquer outra parte da pele da mama, esse tumor repuxa a pele da aréola, fazendo com que aconteça essa inversão.

  • Secreção ou sangue

Caso saia uma secreção amarelada ou avermelhada pelo mamilo, trata-se de um sinal de que o tumor está nos ductos mamários e o câncer está em estágio inicial.

  • Inchaço e nódulos nas axilas

 Já um inchaço e nódulos nas axilas indicam que o câncer de mama já está em um estágio mais avançando e está fugindo pelos gânglios linfáticos.

Cuide de você!

One thought on “Outubro Rosa: cuidados que vão além da saúde!

  1. Bruna

    Bacana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>